ANÁLISE

BRASIL – ANÁLISE POLÍTICO-ECONÔMICA CORONAVÍRUS
Brasil COVID

O impacto da crise do coronavírus é certamente o mais desafiador que todos nós viveremos. Em todo mundo, países se deparam com dilemas que chegaram ao limite do debate entre salvar vidas ou empregos. Das corporações globais aos pequenos negócios e profissionais autônomos, todos acompanham o avanço do vírus e as medidas adotadas pelos governos para conter a doença e a crise econômica. Acompanhar todos esses fatos demanda tempo e atenção. Para auxiliar nossos clientes e parceiros a compreenderem a veloz mudança de cenário, a Ágora preparou um documento que reúne as principais decisões dos órgãos públicos brasileiros e produziu uma análise que não se pretende definitiva, mas que traz reflexões para esse ambiente de transformações. Boa leitura e, se puder, fique em casa!

  • A tensão que, antes da pandemia, estava concentrada entre os poderes Executivo e Legislativo, se alastrou para as esferas federal, estadual e municipal. Governadores e prefeitos fazem articulações com o Legislativo e Judiciário, criando um cenário perigoso para a democracia.
  • No Judiciário, há tentativas de equilíbrio, mas há decisões que apontam direções diferentes entre si.
  • Das janelas, brasileiros podem estar dando um recado sobre o que virá: as ruas podem ficar cheias de manifestações quando o isolamento acabar.
  • O eleitor cativo de Bolsonaro se mantém ativo nas redes sociais e tenta ir para rua, mas parece já não ter força o suficiente para manter cacife político do clã.
  • As medidas econômicas acertam na direção, mas ainda não tranquilizam o setor empresarial. Economistas respeitados ainda veem uma equipe econômica despreparada para uma crise dessas proporções.
  • O Ministério da Saúde não consegue ditar as regras para contenção do vírus e pede socorro aos governadores.
  • Empresas e sociedade civil se organizam para apoiar a quarentena, ajudar aos mais necessitados e mostrar que o pós-crise exigirá um novo equilíbrio de forças.

 

Baixe nosso estudo neste link.